29.11.07

LÓGICA DE ZOOLÓGICO

Não se fala em outra coisa, na mídia e nas rodas de bar, a menina de 15 anos e corpo de 12 seviciada inúmeras vezes na cela que dividia com vários homens chocou o país. Todos sabemos como os homens, falo dos machos, são capazes de agir somente com a cabeça de baixo e todos sabemos também como o homem, falo do humano de qualquer sexo, é capaz de se perder no grupo, agindo como uma única massa. Eram 30 homens numa cela de 4 metros quadrados... Já se descobriu que a prática é comum por ali, pelo menos mais duas mulheres sofrendo a mesmíssima tortura já foram identificadas. Mas é a imagem da garota pobre e subnutrida, com seios despontando, servindo de mula aos esfomeados prisioneiros, que não sai da cabeça das pessoas. Houve até quem dissesse que a culpa foi dela mesmo, a débil mental não avisou que era menor de idade e não exigiu os direitos “garantidos” pelo ECA, nunca essa sigla foi tão adequada. Muitos ficam ainda mais estarrecidos ao saber que a ordem partiu de uma delegada, foi ratificada por uma juíza, num estado governado por uma mulher. Por que o espanto? Se por acaso os carrascos tivessem sido homens o crime seria mais compreensível? Esquecemos que a lógica da tortura e da crueldade não distingue homens e mulheres, a menina foi colocada ali para ser punida pelo crime que supostamente cometeu, um furto, e a punição feminina, desde tempos imemoriais e ainda hoje em várias culturas – incluindo a nossa – é a submissão sexual. Mulheres ainda são mutiladas na África, em toscas cirurgias para o corte do clitóris, e ainda são condenadas ao estupro, como no Afeganistão – o tribunal, masculino, determina até por quantos homens ela deverá ser deflorada, como se não bastasse apenas um. Também por aqui, mesmo nos grandes centros em que se respiram ares de primeiro mundo, muitas mulheres são subjugadas sexualmente. Lembremos que o estupro tem pouco a ver com o sexo, nada com o amor, é puro ato de violência e demonstração de poder. As carrascas do Pará, delegada, juíza e governadora, repetiam esse modelo histórico e perverso. Talvez até, quem sabe, um delegado tivesse poupado a menina. Pelo simples motivo de poder antecipar, como homem, as conseqüências do encontro entre a carne nova, literalmente, e 30 machos trancafiados, simples lógica de zoológico.

13 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí garota, de volta à velha forma. Não li nada a respeito na "grande imprensa", mas duvido que haja abordagem mais "dedo na ferida" que a sua.

Sou obrigado a dar parabéns para minha ex-futura-ex-gurua..

PS: em qualquer país sério o estado do Pará já tinha novos delegados, juízes e governador.

Anônimo disse...

O mundo de uma maneira geral e as pessoas principalmente se tornaram egoístas. Ninguém está nem aí pra o próximo que conhece e muito menos pelo o que nunca viu. Vai ver que a delegada e a juiza no final do trabalho, antes de irem pra casa ficavam um pouco na cela, e acham isso normal a qualque um. Quanta demencia e tristesa!

Anônimo disse...

Ei, Andrea!

Você é a que está lá na Rússia, mandando fotos maravilhosas pro Todo Prosa?

Bem-vinda, fia! Por aí tá frio, né, aqui tem mais calor, mas tem também essas notícias inacreditáveis...

A delega e a juíza não deviam ir pra cela, não. Você tem que ver a cara das bruacas, na lógica do zoológico leões não comem hiena... rsrs

Beijo, volte sempre!

Anônimo disse...

Pois eu acho que tinha que por as três hienas lá dentro. 30 presos não são leões, são lobos mesmo, traçam qualquer coisa.
Punha cada uma delas uma semaninha lá dentro. Porque cadeia é o lugar certo pra elas.

Rafael

Anônimo disse...

A situação foi horrível... Sem contar que nem tudo de tenebroso que acontece no sistema carcerário ficamos sabendo...
Outro dia lí um post bem interessante lá no "suspende o drama" sobre um juiz que, ao dar uma sentença no caso de uma mulher espancada pelo companheiro, dizia que a Lei Maria da Penha "é uma heresia"...
Oras, vejam só, um magistrado dizendo isso? O que podemos esperar??

bjs

mara

Anônimo disse...

Ei assídua,

Por que com um nome tão bonito estavas escondida? Ia até perguntar como você se identificava, quando comentava em um blog que visitasse pela primeira vez... Agora já sei.

PS: essa coisa de colocar os tribufus (incluo a governadora) na cela é ilegal. Lembrem-se, "ninguém será submetido a tratamento cruel, desumano ou degradante..."

Anônimo disse...

PS2: naturalmente me referia aos direitos humanos dos presos... rsrsrsrsr

Lu Carvalho disse...

Infelizmente os seres humanos estão perdendo a humanidade.

Anônimo disse...

RM, não estou me escondendo não!! rs
Apenas comecei a fazer os comentários com tal pseudônimo (ok este termo é antigo...rs Mudemos pra nick... antes que a confraria descubra minha idade rs)... e acabo até esquecendo de assinar o nome de batismo!
bjo

ps.: ah... respondendo sua pergunta.. me identifico sempre da mesma forma "leitora assídua",mesmo que esteja visitando o blog pela primeira vez..

Anônimo disse...

Luciana, este fato nos deixou horrorizadas. Cintia e eu já fomos alvo de muita violência. Seu texto me emocionou. Vou entrar mais vezes no seu blogue.
Este Rafael é meio bobo né?
Beijos
Virgínia

APPedrosa disse...

Quanto mais leio e ouço sobre esse assunto, mais as palavras me fogem.

Anônimo disse...

Bobo, Virgínia, bobo?

Num tinha um adjetivozinho melhor?

Tolinha rsrsrs

Patty Diphusa disse...

Arrepios. arrepios. E concordo, seu texto está bem dedo na ferida. Imaginar que a menina teria de alegar o Eca para escapar disso é um absurdo. Tanto por exigir esse conhecimento da garota quanto por imaginar que para as mais velhas a tortura está liberada. Eca.

Bjs para todos