5.11.07

VEJA BEM



Veja bem, eu nunca assinei a revista de maior circulação no país, mas claro que já comprei uma ou outra na banca, nas datas ou eventos históricos, e sempre me arrependi, pela parcialidade e superficialidade das matérias que, sendo de revista, esperava-se serem “de profundidade”. Há anos não consumo a dita nem me interessa o que lá se publica, e foi com surpresa que recebi um exemplar esta semana, acompanhado de um folhetinho que garante que sou uma leitora muito especial e por isso fui contemplada com 6 edições “inteiramente grátis”. Li e reli várias vezes o folheto, já com medo de estar caindo em alguma armadilha, vai que surge alguma cobrança na minha conta depois. Mas, veja bem, tudo indica que a revista já não tem circulação assim tão grande e agora até se propõe a me pagar seis edições pra ver se eu pago seis meses de assinatura. A capa chamativa exibe uma boina vermelha e a manchete: “Chavez”. Abaixo: “À sombra do ditador”. Em letras menores: “Como o desvario ideológico chavista abala a vida dos venezuelanos”. Ok, decido ir lá conferir – e começo minha saga: Uniclass, Tim, Toyota, H Stern, tudo em página dupla, chego à “Carta ao Leitor”, que talvez eu leia depois, agora procuro é a matéria sobre o ditador. Resort Costão do Santino. As Páginas Amarelas trazem uma entrevista com o Jô Soares, argh, essa eu passo. Caixa Econômica, Bayer, Havaianas, Kia Motors, Skinka – que será isso?, Nextel, tudo em página dupla, cheguei ao “Ponto de Vista”, com Lya Luft, essa vou ler sim, mas primeiro a matéria da capa. Nova fragrância da Axe, Caminhões Ford , Varig, Hyundai, quase não notei a página do Millôr, pensei que era um anúncio também. Sigo em frente: Mais Hyundai, Almap, não sei o que é isso, chego na seção “Cartas”. Não quero ler cartas, cadê o Chávez? Electrolux, Panasonic, MMartan, Boston Medical Group, HBO, de novo a Ford, mais cartas... Banco Real, Neogama-BBH (?), novas cartas... Vivo, Revistas da Abril, Vestibular da Fumec, parece que começaram os anúncios “locais”, Hotéis Transamérica, de novo Vestibular Fumec, mais duas páginas da Fumec, MRV Engenharia, Claro, Ricardo Eletro, Resort Costão do Santino, Buchanan’s, MASB Projetos, Vestibular Uni-BH, Colégio Imaculada Conceição, de novo uma seção de cartas! Mitsubishi Motors, Vivara, no cantinho tem uma seção “Holofote”, mas a primeira foto é a do senador Marcelo Crivela, decido continuar. Colgate, chego ao “Radar”, Nelson Jobim é o destaque, talvez leia depois, cadê o Chávez? Casas Bahia, chego em “Veja Essa”, os destaques são uma moça de biquíni e o Jabor sentado numa poltrona, abaixo dele anúncio do carro Gol, cheguei à primeira matéria da revista! Não, ainda não é a do Chávez, o título é “Se colar, colou...!”, deve ser alguma coisa espinafrando o Lula, a foto dele é o destaque, mas procuro o Chávez. Dell Intel, Bacardi, a matéria agora é “O PMDB volta à sua mina”, Rede Salesiana de Escolas, Saraiva, chegamos à seção “Economia”, a matéria tem imenso infográfico, é sobre a ameaça de apagão, apenas uma página, chego ao meio da revista, está lá encartado em papel de gramatura grossa o Santander. Mais uma materinha de economia, sobre a queda do dólar, cadê o Chávez? Acho a matéria, finalmente! Enorme foto do ditador de costas, com camisa vermelha, como um bom diabo gosta, punho em riste. Dou uma folheada. Algumas páginas com grandes fotos e 10 pequenos depoimentos de venezuelanos que não gostam do homem, um quadro comparando Chávez a Mussolini e a Hitler, mais fotos grandes acompanhadas de pequenos depoimentos, páginas entremeadas por novos anúncios Intel, Tam, Vivo, Malwee. Acabou a matéria... É, veja bem, melhor deixar pra leitura rápida de banheiro e depois passar a revista pro neto recortar as gravuras.

21 comentários:

Anônimo disse...

ha ha ha! Adorei!

E tem gente que lê a revista só pra citar depois, nas conversas, pra fingir que está acompanhando os fatos, né? Que nem os que ainda assistem aquela imbecilidade que é o Fantástico, que adora fazer matéria sobre as denúncias da Veja...

Ah, já estou me acostumando ao mouse rs rs E adorei a foto do banheiro!
Grande abraço,
Cláudia

Anônimo disse...

Ei Luciana. Sei que você vai cair de porrada em cima de mim, mas não resisto:

1) Já fez a comparação com a revista CLÁUDIA (ou outra qualquer voltada para público feminino)?

2) Quanto o Verbo levou prá fazer esse tanto de merchandising?

3) Achei que você ia defender a dupla Chavez-Chapolin, digo, Chavez-Lula. Essa eu pagava prá ver...

Anônimo disse...

Olá!!

Cláudia, que bom que você está já se acostumando ao mouse, não é bunitim??

RM,não vou cair de porrada não, sou totalmente contra a violência rs rs rs

1 - Não sei dizer, as chamadas revistas femininas, essas eu nunca comprei...

2 - O Verbo gastou bem mais tempo listando os anúncios do imenso catálogo de propaganda do que lendo a referida matéria. Aliás, bastou meia horinha pra ler a revista inteira! Já está com o neto, catando gravuras.

3 - Não vou defender Chávez, que é indefensável. Mas não sou reducionista a ponto de compará-lo a Lula -- a quem aliás também não estou aqui pra defender, nem você pagando pra ver. rs rs rs

4 - Ô revistinha vagabunda, sô! Marcos Rocha, por exemplo, gastou bem menos espaço para falar do mesmo assunto, com muito mais propriedade.

Anônimo disse...

1, 2 e 3 - Boas respostas, outra que aprende rápido... isto aqui está ficando bom mesmo.

4 - Tem toda razão, é mesmo uma porcaria. Todavia melhor que muitos outros veículos, entupidos de propaganda (ou algo mais) oficial.

PS: tô atrasado prum compromisso fora, depois a gente se fala mais.

APPedrosa disse...

Tenho uma amiga que chama a referida revista de "não veja". Se pelo menos depois de tanta propaganda a gente achasse um texto imparcial, informativo, como manda o bom jornalismo, até que dava para aturar.

Abraços,
Ana Paula
www.escritosaovento.blogspot.com

Anônimo disse...

Já eu chamo a revista de "Óia". Só serve mesmo pra dar uma "oiada". E depois entregar pras crinças tirarem gravuras pros deveres escolares, mesmo.
Beijo,
Rafael

PS: e o prometido texto sobre as mulheres?

Marcos Rocha disse...

Luciana:

Como toda unanimidade é burra, já dizia o grande Nelson, vim aqui para manifestar meu ponto de vista contrário à maioria:
1) A Veja é a mais importante revista brasileira e, em termos de qualidade editorial e jornalística; não fica nada a dever às melhores revistas semanais de informação do mundo, como a Newsweek, a Time, o L'Express, entre outras.
2) Estou com a edição 2032 nas minhas mãos, a da semana pasada. A tiragem foi de 1.216.420 exemplares. Deste total, 90% são assinantes e 10% compram nas bancas. Cada exemplar deve ter um índice mínimo de 4,5 leitores. Ou seja: será que esses mais de cinco milhões de leitores estão errados? E a blogueira e os cinco blognautas que se manifestaram contra estão certos?
3) Para finalizar: o fato de a Veja ter muitos anúncios é que a torna independente -- o que, por seu lado, lhe dá credibilidade. Ela teve atuação decisiva para a queda do Collor, por exemplo. Idem, quanto ao Renan Canalheiros, que levantou todas as denúncias. Veja não depende de verbas governamentais, ao contrário das outras semanais brasileiras, que comem nãos mãos do governo Lula (talvez a Época escape também).
Teria outros argumentos para apresentar, mas este comment está ficando muito grande.
Abraços a todos e todas. Mas essas divergências são saudáveis.

Marcos Rocha
5/11 - 20:24

Anônimo disse...

Vamos começar mais uma briga, MR. Agora na casa dos outros (vale tudo, não tem regra não, rsrsrs).

1) Acho que ninguém falou o contrário. Eu falei que era uma porcaria, o que, obviamente, não exclui a possibilidade de ser importante. E que de fato é.

2) E por que os mais de 50 milhões que votaram no Lula "bandidão" (eu não) estariam errados? E por que os restantes que votaram no "picolé de chuchu" (eu não) estariam certos?

3) Parece super-simplificação; não é a quantidade de anúncios que torna crível e/ou independente, de per si, uma publicação ou veículo de comunicação. Fosse assim como se explicaria a credibilidade da BBC? Ou a falta de credibilidade (até injusta, nos últimos tempos) do conglomerado Globo? Além disso, anunciantes também podem (e geralmente o fazem) financiar campanhas e apoiar governos.

Também tenho outros argumentos, mas vamos deixar a turma do Verbo falar?

Anônimo disse...

ôpa!!

1 - Ana Paula, obrigada pela visita, vou lá conferir seu blog, já, já. Gostei do apelido da revista. rs rs

2 - Rafael, óia, achei o seu apelido melhor ainda, podia ser também "ispia" rs rs rs
Nesta terça não vou falar exatamente de mulheres, mas acho que o assunto pode te agradar. E aí vou querer saber qual sua faixa etária, tá?

3 - Marcos Rocha!!!! Calma, rapaz, sabia não que tu escrevia pra revista!!!! Ou será que ocê é representante comercial? rs rs

3.1. (é prático esse troço de enumerar os tópicos da conversa, né?) Olha, não sou besta de afirmar que a dita "não tem a menor importância." Tem sim, e muita, e isso é o que mais aflige!!! Sendo vagabunda como é,com matérias rasteiras, indicações medíocres na área da cultura e etc. Lê-se em 10 minutos o pouco que interessa ali.

3.2. Cê fala lá em cima que discorda porque toda unanimidade é burra. De qual unanimidade burra você falava? Tem 5 milhões na sua generosa conta, lendo a revista, 90% deles assinando. São a unanimidade burra? rs rs Ou os outros brasileiros é que são todos imbecis, os que NÃO lêem? -- e deve sobrar uns 10 milhõezinhos (pra não incluir o populaxo intelectual) que dispensam a dita, não? Ou será que a unanimidade burra é a dos 3 ou 4 que comentaram aqui? Não sei a qual unanimidade burra você se referia, mas ...

3.3. burrice mesmo é acreditar, de verdade, que a revista é independente... Já paraste pra pensar nas denúncias que NÃO foram publicadas e nas campanhas disfarçadas em matéria que foram feitas por interesses da revista? E de seus anunciantes? Pensei que eras macaco velho rs rs rs

3.4. Teria mil outros argumentos também, mas gosto não se discute, né? Divergências são mesmo ótimas e, só pra divergir de vc, afirmo que continuo preferindo ler textos mais inteligentes, como os seus, por exemplo. Isso quando você não entra em frenesi de copiar trechos inteiros das matérias da revista...

4 - RM, sei não se a briga vai continuar aqui neste palco, viu? Mesmo porque, veja bem, a discussão nem é lá essas coisas, né? rs rs

4.1, 4.2, 4.3. Bingo!!

Beijos a todos!!

Anônimo disse...

ôpa!!

1 - Ana Paula, obrigada pela visita, vou lá conferir seu blog, já, já. Gostei do apelido da revista. rs rs

2 - Rafael, óia, achei o seu apelido melhor ainda, podia ser também "ispia" rs rs rs
Nesta terça não vou falar exatamente de mulheres, mas acho que o assunto pode te agradar. E aí vou querer saber qual sua faixa etária, tá?

3 - Marcos Rocha!!!! Calma, rapaz, sabia não que tu escrevia pra revista!!!! Ou será que ocê é representante comercial? rs rs

3.1. (é prático esse troço de enumerar os tópicos da conversa, né?) Olha, não sou besta de afirmar que a dita "não tem a menor importância." Tem sim, e muita, e isso é o que mais aflige!!! Sendo vagabunda como é,com matérias rasteiras, indicações medíocres na área da cultura e etc. Lê-se em 10 minutos o pouco que interessa ali.

3.2. Cê fala lá em cima que discorda porque toda unanimidade é burra. De qual unanimidade burra você falava? Tem 5 milhões na sua generosa conta, lendo a revista, 90% deles assinando. São a unanimidade burra? rs rs Ou os outros brasileiros é que são todos imbecis, os que NÃO lêem? -- e deve sobrar uns 10 milhõezinhos (pra não incluir o populaxo intelectual) que dispensam a dita, não? Ou será que a unanimidade burra é a dos 3 ou 4 que comentaram aqui? Não sei a qual unanimidade burra você se referia, mas ...

3.3. burrice mesmo é acreditar, de verdade, que a revista é independente... Já paraste pra pensar nas denúncias que NÃO foram publicadas e nas campanhas disfarçadas em matéria que foram feitas por interesses da revista? E de seus anunciantes? Pensei que eras macaco velho rs rs rs

3.4. Teria mil outros argumentos também, mas gosto não se discute, né? Divergências são mesmo ótimas e, só pra divergir de vc, afirmo que continuo preferindo ler textos mais inteligentes, como os seus, por exemplo. Isso quando você não entra em frenesi de copiar trechos inteiros das matérias da revista...

4 - RM, sei não se a briga vai continuar aqui neste palco, viu? Mesmo porque, veja bem, a discussão nem é lá essas coisas, né? rs rs

4.1, 4.2, 4.3. Bingo!!

Beijos a todos!!

Anônimo disse...

Putz, isso é que é "enfatizar" os argumentos, Luciana. rsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Peguei pesado, é?
Podexá, vou correndo me desculpar com MR! Cada um com seu cada um, né não? rs rs rs

Anônimo disse...

Hahahaha, não é isso não. É que você REPETIU (ou reiteirou, rs) seu comentário.

Pode bater, ele falou que está acostumado... rsrsrsrsrsrsrsr

Anônimo disse...

ha ha ha

Agora é que vi que -- sei lá porque cargas d'água -- meu comment apareceu duas vezes! Essa que era a ênfase, inda bem, que susto...
Olha, dei uma fuxicada e não tenho a menor idéia de como apagar, como retirar um comentário rs rs rs. O que deixa o Verbo inda mais indefeso... Quem souber como, me ajude!
Rafael, não vá aproveitar que não sei apagar pra abusar, heim? rs rs

Marcos Rocha disse...

Oi, LG e RM:

A Luciana perguntou se havia pegado pesado na sua resposta -- e eu acho que não. Nem ela nem o RM. Achei apenas que ambos adjetivaram bastante e ficaram na superfície, sem fundamentar seus argumentos, provavelmente porque não tenham tais fundamentações. Virou apenas uma questão subjetiva, de gosto individual. Eu lhe dei dados e fatos.
A unanimidade burra estava era aqui mesmo nos comments. No universo dos leitores de revistas deste país, que têm nível intelectual para ler e poder aquisitivo para comprar uma, ainda que seja nas bancas, a Veja não tem comparação com nenhuma outra.Sua liderança reesulta da qualidade e da competência editorial ao longo de quase 40 anos. Vocês conhecem as estrangeiras que citei? Em que a Veja fica atrás delas? Ou vocês dois são leitores da IstoFoi, que pratica jornalismo marrom? Ou da Carta Capital, que se vende em troca de anúncios do Governo Lula?
Um diz que a Veja é "porcaria". A outra diz que é "vagabunda". Acho ambos usam termos inadequados e inconsistentes para uma discussão.
Sobre independência editorial, citem quem, neste país, possui mais independência que a Veja.
Parea finalizar: não tenho procuração para defender os Civita, nem jamais trabalhei na Veja. Também não tenho interesse me empregar lá. Já passei dessa fase na minha vida profissional. Mas sei reconhecer o mérito profissional de quem conseguiu conquistar seu espaço merecidamente no mercado editorial/jornalístico brasileiro.
Abração e se quiserem estender essa discussão, vamos em frente, porém não em comments. E sim como posts.

Abraços

MR
5/11 - 23:34

Ricardo Soares disse...

Luciana, outra vez obrigado pela visita ao meu blog e aos elogios sobre a nossa cobertura ( revista Raiz) da periferia... tô vendo que não podemos fazer feio pra não frustrar suas expectativas... quando vc falou que tinha postado contra a tal revistona e provocado polêmica eu vim aqui conferir e fiquei com os dedos coçando pra não dar pitaco visto que o assunto já rendeu bastante ... só queria dar uma leve estocadinha no nosso simpático MARCOS ROCHA cujos cabelos brancos e experiência não combinam definitivamente com a ingenuidade que traduz em seus comentários sobre VEJA... nem vou entrar no mérito dele gostar da revista e nós não...isso é direito dele e nosso .Questão de opinião. Agora, falar que Veja a essa altura do campeonato- transformada num raivoso planfleto anti lulista-tem credibilidade porque tem tiragem superior a um milhão e 200 mil exemplares é rísivel com todo o respeito meu Caro Marcos. Se maioria de leitores e telespectadores fosse sinônimo de excelência VEJA seria a melhor revista do Brasil de fato e a rede Globo o jornalismo mais isento né não? e nós todos aqui sabemos que não é nada disso ... ou será que Marcos acredita em gnomos e duendes ? e desde quando a maioria tem razão ? e desde quando o numero de leitores aufere autoridade a alguma coisa ? Marketing é uma coisa, jornalismo outra. E jornalismo faz tempo que a VEJA não faz. De mais a mais é uma revista pasteurizada, que dá a impressão de ser escrita plasticamente por uma única pessoa. Essa é a intenção aliás. Despersonalizar o repórter . Ao contrário da citada CARTA CAPITAL que ainda crê em jornalismo autoral e que (lulista ou não) com equivocos horríveis ( como a capa do repugnante Ciro Gomes)ou não ainda é a única revista totalmente bem escrita do país. Marcos , deixa a ideologia fora disso.Não estamos falando de petismo ou tucanismo mas de bom e mau jornalismo. E que durmamos com um barulho desses... abs a todos

Anônimo disse...

Êpa, deixa tirar o meu da reta, porque não tenho acesso a post, só a comment (como diz o blogueiro Rayol, tenho "preguiça" de ter blog... rs).

1) Nem vem que não tem: não fui eu quem provocou o barraco, não sou o pomo da discórdia nem profissional da cizânia (como diz nossa LG).

2) Provavelmente estou mais próximo da posição do MR. Leio aquela "porcaria" (rs) toda
semana e mais uma caralhada de outras revistas, jornais, agora blogs também e o escambau. Faço-o por mera obrigação profissional e intelectual, além de certo vício de leitor contumaz.

3) Prá quem não leu (ou leu rápido demais) o que escrevi, destaco os seguintes trechos:

3.1- "Todavia melhor que muitos outros veículos, entupidos de propaganda (ou algo mais) oficial (ás 13:16).

3.2- "(...) de fato é [importante a revista]." (29:49)

3.3- "(...) não é a quantidade de anúncios que torna crível e/ou independente, de per si, uma publicação ou veículo de comunicação [e explico e dou exemplos, não fico só na superfície não]." (29:49)

4) Sobre os mais recentes comentários de MR:

4.1- Todos sabemos que "carcamano" criou as 3 revistas, em épocas diferentes. A expressão "Istofoi" é perfeita, mas VEJA merece, no mínimo, um "Viu" (e a CC já tem ao menos o capital, público... rsrsrs).

4.2- Sobre "independência editorial" MR só pode estar fazendo piada, chiste. Tirando os Mesquita, que só se preocupam mesmo é com o próprio rabo, o resto (todo) ou lambe-bota a favor ou contra.

5) Sobre o nosso mais novo debatedor, RS (bem-vindo), já vou logo "batizando": quem seria o tal autor do jornalismo autoral da CC? Seria o Alzugaray? rsrsrs

Anônimo disse...

Bem, que concluo?
Que Veja vai continuar vendendo, como a Globo vai continuar com grande audiência.

E que esse assunto está rendendo tanto porque entraram na discussão, em lados opostos, dois feras do jornalismo: Marcos Rocha e Ricardo Soares.
Obrigada aos dois, e ao RM -- que não é jornalista, mas como bom economista sabe reportar a realidade -- por enriquecer o Verbo.
Mas como é cada um com seu cada um, parti já pra assunto mais leve, nem por isso muito mais importante.
Beijos!!

Vee disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ricardo Rayol disse...

tirando as materias sobre roubalheiras pouca coisa se aproveita que não tenha lido na blogosfera

Anônimo disse...

Só pra deixar bem claro: a exclusão de comentário acima NÃO é uma censura, exclui o como teste. Era da Amélie, me ensinando a excluir comentários -- pedi a ela a aulinha depois de ter publicado o mesmo comentário duas vezes, aqui mesmo rs rs
Obrigada!