24.11.08

Estupidez!


Saiu mais uma listinha de frases estúpidas dos nossos estúpidos estudantes, que vão se formando nas nossas estúpidas escolas. Fazem a prova do Enem, muitos vão garantir vaga nas universidades por conta das estúpidas discussões sobre cotas no estúpido congresso, por obra e graça de estúpidos políticos. Aqui, apenas frases da prova de redação, cujo tema era a Amazônia. Já viram que se depender de tanta estupidez a Amazônia, em breve, será tema é da prova de História, vai ficar no passado....
01) "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta." (sim, claro, é a Timbalada estalando os tambores!)
02) "A amazônia é explorada de forma piedosa." (sem dúvida, e de vez em quando mata-se uma freira ou um ambientalista, mas de forma bem piedosa, com um tiro certeiro...)
03) "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar o planeta." (adoro isso, subir pra cima, descer pra baixo e unir juntos! que é pra não restar dúvidas!)
04) "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu." (é verdade! porque a floresta, burra, não sai correndo? se ficar o bicho mata...)
05) "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta." (melhor salvar os salvadores porque o salvamento destrói a floresta, não?)
06) "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação." (pleonasmo pouco é bobagem, tem que ter uma hiperbole no meio.)
07) "Espero que o desmatamento seja instinto." (EU não espero, se for, estamos mesmo fudidos!)

08) "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo." (o coitado do bicho tá extinto e nem deixam dar uma trepadinha?)
09) "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta." (pelo menos a floresta tá quentinha, com emoções à flora da pele...)
10) "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis." (sim, claro, árvores renováveis, assim como as que vamos montar no Natal, tudo de plástico e made in China)
11) "Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas." (olha que dó! não come nem dorme?)
12) "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna." (já eu pretendo morrer mesmo e, de preferência, na frente de todo mundo. É por isso que eu fumo, não tô precisada de oxigênio...)
13) "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza." (ainda bem existem as renováveis lá do item 10...)
14) "A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica." (também acho, são esses chatos de vida ecológica os que mais sofrem...)
15) "A amazônia tem valor ambiental ilastimável." (lastimável!)
16) "Explorar sem atingir árvores sedentárias." (pois temos as árvores naturais, que os desmatadores cortam, temos as renováveis que recebem contribuições das empresas e temos as sedentárias. Essas, tenho certeza, morrem é por falta de exercício, mesmo, deviam fazer academia!)
17) "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia." (é verdade, os EUA, por exemplo, mandam a natureza à merda!)
18) "Paremos e reflitemos." (e bombemos o parvo!)
19) "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas." (isso! Vamos organizar essa merda e exigir crachá!)

20) "Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises." (Essa nem comento deixo pros economistas...)

13 comentários:

Anônimo disse...

E são esses estúpidos que vão sendo formados pra cuidar do natureza. Pelo menos não vou estar aqui pra ver, essa menina estúpida que se fo... rsrs

Abração, moça!

LP - o comentarista número 1 da Filósofa em campanha "chame a Filó de volta!" rsrsrs

Roney Maurício disse...

Sim, este é o xis do POBREMA!


PS: Depois o venenoso sou eu, né?

PS2: Entro na campanha do LP só se a Luciana G não sumir...

leve solto disse...

DE NOVO DEU PAU NO COMENTÀRIO LÁ... snif snif... Lá vai a "colinha" que tentei deixar:

"Ei Lú, tô topando tudo..rsrs Acho que estou a perigo...rsrs

Mas, tem que me explicar como faz! De preferência com "passo a passo"...rs

Melhor mandar no e-mail pra eu não passar tanta vergonha!

mara.fortuna@terra.com.br ou marafortuna@hotmail.com

putz, se D. Encrenca sabe que vou participar da suruba.... kkkkk

Vocês são ótimos! Pena que não moro em BH ou vice-versa..

+ bjs"

Eliana Mara Chiossi disse...

Leio este post e me sinto mortalmente atingida, sabe por que? A cada semestre meus novos alunos, que entram na universidade federal nos cursos de Letras sabem menos sobre tudo e sabem menos que sabem menos!
E fico de vez em quando com vontade de parar a aula e fazer uma sessão de choro coletivo, começando uma oração, pedindo a algum deus desocupado que ore por nós! Porque é um fingimento tão violento, da educaão superior. E todos querem ter a tal da educação superior. E é uma reação em cadeia, de um aluno mal formado que se forma mal mas consegue o diploma e vai ser, com o diploma na mão e uma arrogante ignorância, ser professor e formar mal os alunos e assim até o infinito.

Ai, ai, ai, que preguiça!

Marcos Rocha disse...

Oi, Dona Lu G:

Se existe alguma culpa por essa ignorância e essa estupidez generalizada, acho que os alunos são menos culpados do que os professores do Ensino Médio, em sua quase totalidade arrogantes e autoritários, além de acomodados -- como constata a Eliana Mara.

Mas acho que essas listas das respostas "estúpidas" deveria ter um contraponto, com uma relação de respostas inteligentes e redações bem feitas, pois estas também existem e deveriam ser valorizadas -- o que, infelizmente, não acontece por causa desses caçadores de frases (não me refiro a você, claro) que tentam folclorizar a ignorância, procurando apenas o ridículo e o absurdo para serem destacados, porque isso dá ibope...

Abraços, amiga.

MR
25/11 - 10:00

Verbo Feminino disse...

LP, gracinha! Brigada por vir dar uma olhada, sei que és meio ocupadaço, mas conto com suas participações, mesmo que eventuais.
Filó de volta? Não sei se ela tem fôlego, melhor chamar a Lídia, dê um pulo lá no Mundo que tem inscrições sempre abertas, você vai ADORAR, tenho certeza!

RM, como diz o Marcos, essas listinhas pululam (ui!) na internet e é só pra gente rir. Creio até que algumas são inventadas. Ou não?

Mara, vou mandar um mail sim, podexá. Podemos fazer o Verbo Leve&Solto? rsrsrs

Eliana, ser professor é pior do que se imagina, não? Não bastam os (pésssimos) salários, ou as (péssimas) condições. Tem que se dedicar à educação básica... E quem dá aulas no Ensino Médio sofre também, e muito. Amigo meu, que é diretor de uma faculdade, dessas montadas em escola de ensino médio - repare que abre uma atrás da outra, em geral com cursos na área de humanas, que exige menos equipamento e sai mais baratinho - esse amigo meu, discutindo com a diretora do colégio sobre como separar os espaços de uns e de outros (e todos de classe mérdia alta, leia-se meio vândalos) se saiu com essa: "o que separa os seus imbecis dos meus é apenas uma prova!"

Marcos, sei não. Tenho dois cunhados que fazem parte da comissão do vestibular da UFMG, fazem correção de provas entra ano, sai ano. Dizem eles que salva niente. O máximo que ocorre é uma resposta sem erros de português. O que deveria ser regra, vira exceção. Mas, segundo eles, nunca se depararam com algo realmente bem escrito ou que faça a diferença... Talvez seja a idade? Não creio. Deve ser a escola + a família = falência.

Beijos

Anônimo disse...

Pois é...a graça dessas listinhas é inegável.
Mas os menos "estúpidos" são os nossos estudantes...
A propósito, vem a calhar uma das palestras (que estão sendo legendadas em português), conferências que abordam conceitos e idéias em temas variados, como inovação, história de invenções, e funcionamento da mente - um projeto no YouTube ( via Tiago Dória Weblog) http://www.tiagodoria.ig.com.br/2008/10/16/ted-talks-agora-em-portugues/,
São palestras curtas e interessantes. Achei essa do Sir Ken Robinson oportuna, porque aborda a crise dos sistemas educacionais que minam ao invés de alimentar a criatividade inata de nossas crianças e desafia a forma como estamos educando nossos filhos. Como disse Sir Robinson, estar errado não é a mesma coisa que ser criativo,mas "se você não estiver preparado para errar, você nunca vai ter uma idéia original." (gostei da citação). Além da abordagem interessante, o cara é bem-humorado!

arte 1/2: http://www.youtube.com/watch?v=yFi1mKnvs2w
Parte 2/2: http://www.youtube.com/watch?v=0pn_oTIwy4g&feature=related

Verbo Feminino disse...

Cora, eis o ponto: são os estudantes os menos estúpidos nessa história!

Claro que vou conferir todas as suas indicações.

O espaço dos comments é sempre o mais intrutivo e sua participação só serviu pra provar isso, mais uma vez. Thanks!

Abração,

Anônimo disse...

Lu, criar os meus filhos não tem sido fácil. Educá-los então, nem se fala. Educá-los e ensiná-los a comunicarem-se com clareza e em bom português (sem emoticons) é tarefa insana!
O meu moleque odeia ler. A do meio e a caçula adoram. A diferença de vocabulário, de clareza na escrita e na fala é gritante.
Mesma escola, mesmos professores, mesmos pais, personalidades diferentes.
E a coisa não se resume aos jovens. Desde que o e-mail e o MSN se tornaram as principais ferramentas de comunicação nas empresas, a quantidade de mal-entendidos, textos absolutamente incompreensíveis e erros de português invadiram o ambiente empresarial.
bjão

Verbo Feminino disse...

Chorik,
li um texto recentemente (vou ter que pesquisar, citação não é o meu forte, leio tanta coisa aqui e ali que depois não consigo encontrar...rsrsrs), mas esse texto falava da importância do teatro na educação de crianças e jovens. E por um motivo: o teatro obriga à interpretação do texto.

Analfabetos funcionais (aqueles que escrevem o nome, conseguem balbuciar numa leitura, mas não fazem idéia do que está escrito num texto) tiveram melhoras surpreendentes a partir do exercício teatrl. Sim, porque é preciso ler, entender e interpretar a cena. Pelo lúdico vem o sentido das palavras! Não é legal?

Anônimo disse...

Muito legal Luciana. Minhas meninas vão iniciar ano que vem um curso gratuito de teatro pela prefeitura de sampa. Não deve ser lá essas coisas, mas elas querem, gostam e eu que já achava ótimo, começo a pensar que seja essencial.

Lisi disse...

Oi Luciana!
Ao ler estas pérolas não sei se choro ou dou risada. Na verdade fico muito triste por estas pessoas, pq se conseguirem, mesmo com este português terrível, prosseguirem seus estudos, vão passar por sérias dificuldades mais tarde. Como já disse o Marcos, os professores são acomodados, mas na hora de ensinar, pq na ora de corrigir eles não deixam passar nada. Mas pior do que isso foi a situação que vivi. Tive um professor (na Universidade) que dizia "estrupo", e ninguém tinha coragem de corrigi-lo. Agora pergunto: como pode alguém que nem sabe falar direito entrar em uma sala de aula para ensinar? Ensinar o quê? Como assassinar a língua portuguesa? É lamentável a situação do ensino no país!
Bjs

Anônimo disse...

Pergunta cretina:Seu Imail por acaso é "luciana ponto G"