8.12.07

INTÉ !!

Ai, ai, já rimos um bocado, demos altas gargalhadas, hora de voltar à vaca fria, como diria minha avó – a vida continua. Aprendi algumas cositas nestes quase 4 meses (interruptos), já cansei de repetir que comecei isso aqui por interesse profissional. Mas também por curiosidade pessoal. Num tempo em que pessoas conseguem ficar íntimas de quem nunca viram lá do outro lado do rio, mas evitam qualquer intimidade com quem mora na porta ao lado, queria ao menos tentar entender os atrativos da blogosfera. “Blogar vicia...”, alguém sempre soprava. Como pode alguém se viciar em escrever bobagens pra expor ao mundo e depois ficar lendo comentários anônimos, seja por que não assinados, seja porque assinados por alguém de que não se conhece carne, osso ou alma? Se é vício, é meio hedonista, não?
Voltando à vaca fria, aprendi que a história do Verbo foi escrita pelo diálogo. Quantas vezes lamentei as porcas ferramentas oferecidas pelo Blogger, que já parte do velho princípio de que quem escreve é mais importante do que quem lê, ou de quem comenta! O espaço do post é livre e tem alta visibilidade, o de quem comenta fica recluso a uma janela, ou a uma página à parte, distante do texto... Naveguei muito – não muito, é verdade, se imaginarmos o tamanho da blogosfera e a quantidade de novos blogs que surgem todos os dias – o suficiente para perceber que raras vezes o autor do post se digna a dar uma resposta. Neguinho puxando uma conversa, puxando o saco mesmo, em busca de uma palavra, uma palavrinha apenas, mas o autor se fecha em copas... Ou responde malcriado, na linha “os incomodados que se retirem, esse espaço é meu, faço dele o que quiser”, cansei de ler coisas assim, nada espantoso, apenas mais uma demonstração do EU. Acabei por freqüentar aqueles que se davam ao trabalho, ainda que sem muito esforço, de um “olá, eu li sim”. Listei alguns blogs aqui, uns porque realmente me divertiam, outros porque se mostravam abertos a alguma troca de idéias. Mas a verdadeira conversa rolou foi aqui mesmo, no pequeno espaço dos comments. O que reafirmou minha certeza de que não pode haver “moderação” ou censura de qualquer espécie, e o motivo é simples: se você escreveu um texto, uma bobagem qualquer, e publicou no mundo, então güenta! Tem que receber o feedback na lata! A outra opção é continuar cometendo textículos (by MR) que vão parar no fundo da gaveta... ~

E nesse mundão que é a web e sua blogosfera, deu pra perceber que 99,5% são pura merda. Os outros 0,5% ficam tentando provar que são A exceção, com A maiúsculo mesmo, em mensagens cifradas, textos pseudo-eruditos, citações não autorizadas ou inventadas, frases com significado oculto e por aí vai. Tem até quem pense que isso é mesmo coisa séria, que rir em blog é pecado... Bem, depois de 79 posts (este é o 80º!) afirmo que bloggar não vicia, mas dá trabalho e toma tempo – trabalho já temos todos de sobra e tempo é coisa que nos falta. Como já anunciei em conversa lá no Dom Caixote, vou pela lei do menor esforço, por motivo de força menor. Calma, gente, juro que eu e RM combinamos nadinha – na verdade combinamos algumas coisinhas, sim, mas não essa rsrsrs – é que tem coisas bem mais bacanas pra se fazer, simples assim! Encerro isso aqui com agradecimentos sinceros a todos os que passaram por aqui um dia e aos que participaram assiduamente dos bate-papos: à Simone Maia, que foi a primeira a encontrar o Verbo; ao MR, leitura obrigatória e que se tornou amigo de carne e osso; à Clarice, que tantas vezes se abriu aqui, tornando-se mais real que virtual; ao Rafael, pelas importantes provocações – e a quem peço desculpas se por acaso um dia a confraria foi meio cruel – repara não, criança é mesmo cruel rsrsrs; à Amélie, não apenas pelas lições de postagem, mas também pela coragem (não tentei a rima, saiu, sorry...); à Cláudia, que foi ganhando força e se fazendo presente com doçura mais que necessária; à Malu pela alegria, pela juventude e pela espontaneidade; mais recentemente à Anna e à Mara, que em pouco tempo marcaram este espaço. Mas o agradecimento especial todos já adivinharam pra quem vai: ao Roney Maurício, o RM, por promover a única coisa que de fato interessou a todos por aqui: o diálogo.

Inté qualquer hora e não se esqueçam de sorrir!

33 comentários:

Anônimo disse...

Puxa, Luciana!

Serei eu o primeiro a lamentar/comentar?

Precisa pedir desculpas não! Na verdade fui sumindo porque eu também achei coisinhas mais importantes pra fazer...

Pena não saber é como entrar em contato, você não foi generosa como o RM, não deixou nem mail, nem pista...

Bem, inté!

PS: realmente, sem a possibilidade do diálogo (e diálogo é quando as pessoas falam em pé de igualdade, com a mesma possibilidade de ouvir e de falar) fica uma merda...

Abraços a todos da confraria!
Rafael

Anônimo disse...

E é claro, LG, ninguém vai acreditar que não combinamos...

Pensei um bocado antes de me decidir a escrever essas mal-traçadas. Cheguei a esboçar uma primeira versão, mas estava virando uma espécie de carta-testamento.

Vou poupá-las (ops, aos homens também) da canastrice e chororô. Mas lamento, porque começava a ser criado um espaço de valorização do pensamento e palavra femininos na blogosfera brasileira. Cheguei a comentar isto, em off, com Amélie, outra craque dos blogs.

Em relação à "combinação", do jeito que ficou escrito, parece que usamos a artimanha muitas vezes. Pois só me lembro da foto da ministra, que motivou uma das melhores piadas de ontem, a da "maga patológica" (coitada, mas que parece, parece). Até minha mulher concordou que, do leque de opções oferecido, tô parecendo mais mesmo é com a "maga" (rs).

Tenho muitas diferenças com meu "velho" (rs) amigo MR, mas num aspecto parece que somos irmãos gêmeos: é uma idéia atrás da outra, a maioria ruim (no meu caso), mas, de quando em vez, alguma coisa que presta.

Quero deixá-las (e é este mesmo o uso pronomial) com uma que acabou de sair do forno. LG, que é uma moça da área da comunicação, das mais talentosas (e taí o blog prá provar), não tem tempo para dedicar-se ao Verbo. Mas suponho que teria se a tarefa pudesse ser compartilhada.

Lá vai: convoco as blogueiras e as não-blogueiras, amigas do Verbo, a dividirem o espaço de postagem com Luciana Gontijo (sem, mais uma vez, consultá-la).

Minha "seleção" teria: a própria LG, que poderia jogar em qualquer posição; SM de quarter-back ou cabeça de área; Patty de meia-esquerda; Malu, de centro-avante "enfiada" (antes que sofra algum golpe de karatê, esta expressão significa jogar dentro da grande área adversária); e, Amélie, também em qualquer posição, menos goleira.

Só aí são cinco, dá uma postagem por semana prá cada uma. E ainda tem a Ana Paula, a menina da Rússia, a outra Luciana... e o Rayol (quaquaqua), com uma das suas personagens femininas.

Podemos também criar um time de colaboradoras, para postagens eventuais: Clarice (que escreve muito bem), Cláudia, Mara, Anna Rachel (minha camisa 10 predileta) e tantas outras que quiserem...

E mantemos a bodega do Verbo funcionando, sem pisar na sementinha ainda recem brotada...

Que tal?

Não se esqueçam que é "só brainstorming" (by MR) antes de começarem a me bater...

Lu Carvalho disse...

Xará, fiquei triste, sentirei falta, o Verbo é uma de minhas leituras obrigatórias de todos os dias. Sou novata na blogosfera, mas já viciei e estava adorando seus comentários(conselhos). Não some!

Bjs e inté!!!

Apoio a idéia do RM, Meninas aceitem a convocação e não deixem o Verbo acabar.

Rm por acaso sou eu "a outra Luciana"?

Anônimo disse...

Claro, Luletras, quem mais?

Quem vai se acabar sou eu a hora que a outra Luciana ler isto...

Marcos Rocha disse...

OI, LG E TURMA:

Acabo de chegar da minha visa-sacra etílica dos sábados, quando me reúno com uma outra confraria de amigos, na Roda-de-Fogo -- ou seja, já estou devidamente calibrado.

Mas desacreditei ao ler esta despedida da LG e os comments. Estou com a impressão de que passei dos limites e ainda meio grogue. Não deve ser verdade. Vou tentar curar o porre e volto aqui mais tarde para ver se é verdade, mesmo.

Se for, quero, em primeiro lugar, deixar lavrado em cartório o meu protesto. Não faz sentido.

Em segundo, apoio a idéia do RM como solução paliativa para não deixar morrer o Verbo Feminino. Mas a LG tem que estar dentro de alguma forma, nem que seja editando os textos que as outras meninas e o menino RM lhe mandariam semanalmente, cada um num dia.

Dou mais uma idéia, já que o RM é generoso e me acha criativo: sugiro que a filha da LG, aquela moça linda que é jornalista e cineasta, também seja convidada a participar escrevendo sobre os assuntos que domina e que mais lhe agradam. Provavelmente, cinema, trabalho com comunidades de periferia, etc.

E, finalmente, acho que toda a confraria deveria se manifestar.

Voltarei mais tarde. Ou tomorrow, quando estiver mais sóbrio.

Abraços a todos e continuo desacreditando que seja verdade.


MR
8/12 - 20:03

Anônimo disse...

Fecho com o Marcão.

Exceto um ou outro pormenor, mas são detalhes sobre os quais conversaremos mais tarde e que em nada mudam o objetivo da solução, paliativa, mas única por enquanto.

Anônimo disse...

Embasbacada fiquei de manhã quando lí...

Agora, estou em Bauru, e, com mais calma voltei pra dar outra olhada.. e esperando que tudo fosse mentirinha...snif snif...

Fico triste e lembrando da frase "tudo que é bom dura pouco"!

Não vou protestar visto que não tenho hábito de interferir na decisão de pessoas que gosto (sim, aprendí a gostar virtualmente da LG & Confraria)... Mas insisto: fiquei altamente frustrada!!!

Algumas pessoas vivem pedindo pra eu montar um blog... e eu sempre resistí pois não me acho constante.. Porém, diante da idéia do RM, acredito que todos que por aqui passam poderiam colaborar de alguma forma pra que o Verbo não acabe...colaborando com um texto ou outro, tudo obviamente com a aquiescência da querida LG!!

Achei que o comentário do RM fosse uma despedida, o que me deixou tristinha também... afinal ele é uma peça fundamental nesse tabuleiro..

Aqui fica meu e-mail pra outras observações ou "planos" rs...marafortuna@hotmail.com

bjs a todos

Mara (ainda snif snif snif...)

Anônimo disse...

RM, estou muito brava pois não recebí uma camiseta com número!!!
Achei que fosse do time... snif snif...

Me segura, hoje não paro de chorar!! rs

bj

Anônimo disse...

Mara, você não me entendeu, melhor dizendo, eu não me fiz entender: é porque você pode escolher o número que quiser...

Ufa, por pouco.

Mas desconfio que quando LG vir o que estou aprontando dessa vez, vou ter que fugir prá Bauru, ou além...

Anônimo disse...

Ô Mara,

O meu comentário de ontem foi despedida mesmo, mas a Luciana nós vamos pressionar até a coitada voltar...

Quê que tem depois de Bauru mesmo? Ribeirão Preto?

Lu Carvalho disse...

RM, obrigada por ter me incluído nesta empreitada.
Acredito que a Lu não acabará com vc, afinal estamos nos unindo por uma causa justa, afinal como diz a bíblia "No princípio era o Verbo"

Bjs

Anônimo disse...

Isto mesmo, Lu 2 (sabia que você era uma menina religiosa, das que vão religando as coisas).

Só depois é que apareceu a Amélie com a maçã e esculhambou tudo...

Anônimo disse...

RM, vc estava demorando pra falar o nome da Amélie... cuidado... tudo está tão legal entre vocês!! Não vai estragar!!! rs

Quer saber? Só não vou escolher a camisa 10 porque já tem dona... e eu sou educadinha!!!! rs

Realmente vc está aprontando, mas desta vez... com louvor!!! rs

Continue o movimento, que nós vamos fazendo "ola" da arquibancada!! ok?

Dá pra perguntar pra Lú 2 pq ela anda tão preguiçosa e não tá postando nada?

É horrível ficar num hotel sem nada de novo pra ler!!

Estou curiosa com sua "discordância"... com MR... (depois me conte bem baixinho..rs)

bj

Mara

ps.> afinal por onde anda LG que não passou por aqui nem pra trancar a porta e colocar a gente pra fora?rs

Anônimo disse...

Mara,

A LG parece que tem uma casa de fim de semana aqui numa cidade próxima de BH e deve estar enchendo a lata, comemorando ter ficado livre dos posts diários...

Imagino que deva estar num nível etílico um pouco abaixo do MR, que errou até de confraria...

Mas não é possível que ela vá ficar até segunda-feira, tá um aguaceiro diluviano aqui na cidade e região. Aí também ninguém aguenta, né?

Eu sei muito bem o alto risco que tô correndo, provocando a Amélie, mas, como dissestes, é por uma boa causa...

Lu Carvalho disse...

Mara, dá uma passadinha no Luletras, ando meio chatinha, mas hoje postei.
O meu engajamento no movimento encabeçado pelo RM, está me fazendo melhorar, estou criando ânimo.
"Não ao fim do Verbo"
Bjs

Anônimo disse...

Senhoras plantonistas e queridas comadres do Verbo,

Acho que o resto da turma realmente arranjou coisa melhor prá fazer, ou já fez, como o MR (que deve estar tomando glicose na veia).

Bateu um soninho aqui e acho que não vou aguentar esperar as 10 mil visitas ao blog, prestes a virarem o reloginho aí embaixo.

Brindem por mim (por LG e MR desconfio que nem precisa).

Boa noite

Anônimo disse...

RM, acredite se quiser.. mas eu nem tinha percebido a quantidade de visitantes.. eis que me encontro como a "10.001"!! Eeeeba!! quanta honra...rs

bjs

Mara

Anônimo disse...

E aí, turma, beleza?

Dormi como se tivesse tomado a mesma quantidade que o nosso amigo MR. Acordei só agora, 10 e bordoada... E sem ressaca.

Pois é Mara, 10 mil visitas. E o que significam? Muita porcaria, pouca porcaria?

Não faço a menor idéia, mas prá mim o comment campeão foi de um sujeito, posts atrás, que chegou achando que iria encontrar fotos e textos de sacanagem e, admirado, aprovou o que, nas palavras dele, eram textos "picantes" e comentários ainda mais "sacanas".

Creio seja indício de que se fez alguma coisa interessante por aqui.

E o "Presidente", heim? Será que está em alguma viagem oficial? O cara desapareceu daqui...

O resto da turma arranjou mesmo coisa melhor e caiu na vida. É também o que vou fazer: vou ao tal "Salão do Automóvel" aqui em BH. E ainda vou levar o pirralho prá ele já ir se acostumando à frase "isto é que é mulher" ou, quando voltarmos, à clássica "aquilo sim é que era mulher" (by Mário Lago).

Juro que não foi de propósito, Amélie! Simplesmente saiu, assim (e juro que não estou cruzando os dedos)...

Anônimo disse...

Ô turma,

Voltei prá passar um recado. Estive lá no PG do MR e o sacana parece que ainda está mamado de tanta cachaça.

Tá fazendo altas provocações ao belo sexo (ou belo verbo) e se vocês não responderem à altura vou achar que passaram mesmo da idade...

Volto à noitinha (isto se não arranjar algum avião no Salão do Võomóvel).

APPedrosa disse...

Ô Lu, estou entrando na campanha "não ao fim do Verbo". Esse espaço é ótimo, divertido, democratico e faz pensar. Não deixe a gente sem seus posts, não. Volta! Volta! Volta!
Beijo,
Ana Paula

Marcos Rocha disse...

Olhaí, LG, RM e turma:

1) Hoje já é o day after do porre de ontem, que não chegou a me deixar em coma alcoólico. Já tô acostumado, que nem os bebuns profissionais. Rs rs rs

2) Até já postei um material muito interessante, e vou aproveitar este espaço para fazer um merchan, convidando todos vocês à aderirem à campanha pela libertação da Ingrid Betancourt, liderada no momento pelo presidente francês Nicolas Sarkozy. O adesivo virtual da campanha está no site www.Betancourt.info

Se lerem trechos da carta que estou publicando, vocês também vão se emocionar. A campanha é uma causa nobre e a representante no Brasil é daí de BH, chama-se Raquel Cunha e estou dando o telefone dela lá no Plano Geral.

Quanto ao movimento, percebo que a titular ainda não voltou do seu final de semana em Casablanca das montanhas, embora esteja satisfeito que algumas blognautas já tenham aceito a sugestão do RM, que foi endossada e acrescida por mim.
Acho que o bicho vai pegar só à noite deste domingo. Voltarei mais tarde.

MR
9/12 - 15:31

Anônimo disse...

Caramba!!! Não estou no day after do porre...rs Mas cheguei de Baurú mortinha da silva...corrí aqui..e não tem nada resolvido ainda? rs
Mais tarde volto!!!!

bjs

Mara

Anônimo disse...

Não tô acreditando!

Como farei eu, Luciana? rsrsrs

Este espaço era meu também... Que pena!

De qualquer forma, esse tempo foi bom demais! Obrigada!

Cláudia

Vee disse...

Quer dizer que quando os gatos saem, os ratos fazem a festa? Hã?

(risos)

Anônimo disse...

Luciana! concordo com vc... e há muito mais na história da blogosfera do que sonha a nossa vã filosofia, hahaha... ficou infame! :P

bom, o blogger é horrível! fiquei anos nele e estava cada vez mais detestando...

ah, muito obrigada pela visita ao meu humilde espaço. :) que bom que gostou!!!

claro, outra coisa incrivelmente chata no blogger é não poder mais colocar o link aqui (a menos que seja do blogger), o que facilitava a interatividade, a comunicação, enfim, a coisa toda. snif!

beijo,
Nessa
http://nessinha.wordpress.com

Anônimo disse...

Luciana Gontijo!!

A senhora está se fazendo de mortinha aí e morrendo de rir... Eu sei, conheço bem a moça, e MR, que não vai poder me desmentir...

Acontece que eu também preciso trabalhar, afinal de contas nenhum dos dois ainda pagou a minha comissão...

Tô mais invocado que a Malu hoje. Sinto que perdi duas amigas e olha que no caso de pelo menos uma, ainda cogitava de rolar alguma coisa, né? Nunca se sabe...

Enchi o saco. Fui

Anônimo disse...

Ei, Luciana!

Você termina com um "não se esqueçam de sorrir". Tá até engraçado isso aqui, mas não deu pra sorrir não...

Lamento viu?

Tem mesmo tanta bobagem nesta web, tanto blog besta! Tanta gente pretensiosa... E quando a gente encontra uma praia mais interessante, acaba...

De qualquer forma,grande beijo e boa sorte em suas novas empreitadas!

Clarice

Lu Carvalho disse...

RM, parece que nossos apelos não serão atendidos.
Bjs

Lu Carvalho disse...

Xará, não some, é muito bom de receber sua visita no meu cantinho, adoro seus sábios comentários. Esse mundo virtual é muito louco, não te conheço e já gosto de vc.
Se cuida!

Bjs

Anônimo disse...

LG querida,

Beijo especial.

Até

Patty Diphusa disse...

Estou chocada. É como se uma amiga minha tivesse me ligado e do nada contasse que no final de semana parte para o Alaska. Ou seja, sem visitas. Também não gosto de me meter na decisão dos outros e como todos, só lamentar. Estou triste, muito triste. E disposta a colaborar, se a proposta do RM voltar. Se bem que ficaria um pouco constrangida de colocar as bobagens que escrevo nesse espaço, mas posso me esforçar mais. Lu, se tiver de se mudar mesmo, pelo menos nos visite. Se houver uma chance do Verbo continuar, estaremos todos aqui. Mil bjs, gatona. É muito bom ter vc por perto.

Ricardo Soares disse...

começou há pouco tempo e já vai embora ??? pô, teu blog é tão legal!!! a vida na blogosfera não exclue a vida real... apenas a turbina... até eu que sou novo em blog como vc ( começamos em meados de agosto, mesma época) já sei disso... vc deve ter seus motivos... mas é uma pena... uma pena mesmo... deixa seu e-mail... quando for a minas ver minhas irmãs quem sabe tomamos um coffee
fica bem
byee

SM disse...

Obrigada pelo ótimo trabalho como blogueira, Lu. Você cumpriu muito bem o seu papel.
Beijos e tudo de bom pra você!