4.12.07

O PARAÍSO NA TERRA

Aviso aos navegantes, este é um assunto chato, ao menos se você é como eu: detesta matemática e tem birra de dados estatísticos. Reconheço que minha cabecinha feminina é preconceituosa e logo imagina os “estatísticos” como seres humanos chatíssimos, nerds com espinhas e óculos e, ainda por cima, descendentes em linha direta de Maquiavel. Já repararam como os dados estatísticos, sem o devido contexto, dizem nada? E já repararam como é fácil induzir alguém ao erro com a simples manipulação do desenho de um gráfico? É assim que nem sempre 100 é exatamente 10 vezes mais que 10, dependendo da intenção de quem divulga o gráfico, 100 pode se distanciar e parecer 10.000, ou pode aparecer como meros 50. Em tempos de muita e veloz informação, dados estatísticos e gráficos manipulados são prato cheio, bastam alguns números pra convencer uma multidão. É o que deve pensar o governo de Minas, que acaba de divulgar novos e sensacionais números que “provam” a queda da criminalidade no estado. Aliás, como a cada semestre a queda percentual divulgada é imensa, logo, logo, teremos uma “taxa negativa”, restará às pobres vítimas levantar do túmulo. Sabemos todos como Aécio Neves está determinado a chegar à presidência, o moço deve ter dado muito trabalho aos estatísticos do governo para chegar a números tão bacanas.
------------------------------------------------------------------

Apenas uma conta simples, pra este post não ficar ainda mais chato, aguente só mais um pouquinho: diz que os “crimes violentos” em Minas caíram 24,7% (quase 1/4,gente!). Na Região Metropolitana de Belo Horizonte os números são ainda mais impressionantes: queda de 45,4% em apenas 5 anos! Se você for um cri-cri como eu, vai querer saber o que, exatamente, são “crimes violentos” nessa estatística. A resposta: crimes contra o patrimônio + crimes contra a pessoa. Sei. Não se explica, claro, o que são os “crimes contra o patrimônio”, roubo de carro, roubo a banco, arrombamento? Provavelmente cabe tudo nessa conta, até pichação, pois os “crimes contra o patrimônio” caíram 26,62% no Estado e impressionantes 50,8% em Belo Horizonte! Já imaginaram? Em cinco anos, metade! E o que são os “crimes contra a pessoa”? Também não há explicação alguma, presume-se então que são assaltos, estupros, latrocínios, homicídios etc.etc. Em conjunto e na média, os “crimes contra a pessoa” caíram bem menos, 12% no estado... Mas peraí, se somarmos “crimes contra o patrimônio” + “crimes contra a pessoa” e dividirmos por dois, encontraremos média de 19,31%, de onde surgiu o paraíso na terra, a queda de quase 25% na criminalidade em Minas? Continuo sem entender, RM, socorro!
------------------------------------------------------------------

E talvez porque tenha sobrado alguma vergonha na cara, ou talvez porque algum estatístico se esqueceu de apagar, no meio do material divulgado aparece um gráfico sobre o homicídio, que é o maior dos crimes contra a pessoa, disso ninguém duvida. Pois o índice de homicídios subiu 8,4% em Minas...
------------------------------------------------------------------
PS: sei, tô meio amarga, vamos ver se amanhã consigo um tema menos árido. Quem sabe falando de coisa leve o mundo fica mais light, né?

19 comentários:

Anônimo disse...

Ei Luciana,

Ainda tô acordado, esperando o que a Amélie vai aprontar dessa vez.

Adoro como você me defende, sacana-mor, quer dizer, um grau antes da Amélie. Anna com R, gostei...

Olha, não deu tempo de ler a pesquisa completa, mas provavelmente as contas estão certas. A turma "rouba" é nas definições e hipóteses... Aquela da média, por exemplo, deve se explicar por algum tipo de ponderação (mediana, moda, etc.) que, na visão de quem analisou os dados, corresponde a uma descrição melhor dos eventos.

Sabe-se também que à queda, verificada, dos índices na capital ou região metropolitana (e essa escolha pode mudar por completo os resultados), correspondeu elevação no interior (se forem selecionadas certas regiões a taxa de crescimento pode ser altíssima).

Então é mais ou menos o seguinte: o "presente" é o mesmo, mas a forma de embrulhar o pacote pode fazer toda a diferença.

Conheço cada gata que trabalha com estatística...

Patty Diphusa disse...

Bom, j� entrei aqui com a explica�o do RM. Mas no fim, Luciana, voc� est� cert�ssima, se foi a forma de dourar a p�lula ou se foi a manipula�o dos n�meros, o que importa � a vis�o que vai ser passada para todo mundo.
E n�o fique preocupada em ser amarga, acho dif�cil vc chegar l�. Em todo caso, continuarei passando por aqui e dando uma olhada, qualquer coisa te aviso. rsrs
Bjs

mlupedrosa disse...

Lu,
Também não sou lá essa Brastemp com números e afins, mas essas contas estão muito convenientes, hein?

Vc anda amarga? Eu ando nervosa: mandei uma colega de trabalha "parar de tirar o cu da reta e colocar o meu" na frente do chefe. Ops, escapuliu, assim ó.

Bjos!

Anônimo disse...

O bom de passar mais tarde por aqui é que o RM já esmiuçou tudinho pra gente!!! rs

Meu lado loiro não me ajuda muito nas estatísticas também....

Quanto a estar amarga... é fase... tenho certeza que passa, pois se a cada notícia e/ou acontecimento nos sentirmos assim... Difícil né?!
Melhore e venha com um post pra levantar o astral da confraria!!!

bjs

Mara

Anônimo disse...

Ei Mara,

Adoro mulheres assíduas.

Ainda não esmiuçei não, mas vou fazê-lo. Aguarde um pouquinho.

Também adoro mulheres com um lado loiro. E até as completamente.

Quer dizer que errei só a cidade em que mora? Imagino-te morando no fim do mundo, mas antenada com tudo, em plena flor balzaquiana, que é, de longe, a melhor fase da mulher; e fazendo morrer de inveja as vintinhas de plantão...

Não é merchã (by Amélie, aquela que tem parte com o Demo e é majoritária nessa sociedade) mas MR postou um texto de 30 e tantos anos atrás que eu recomendo à toda a confraria.

Anônimo disse...

RM, já fui lá no plano geral e lí...mas, ainda falta ler com mais calma... estou esperando seu resumo!! rs

Sou antenada e curiosíssima sempre!!! E no fim do mundo também!! Porém um local agraciado pela maravilhosa natureza disponível...
Mas, sinceramente, sinto falta da civilização..rs

Obrigada pelos elogios (imagino que sejam elogios, confere?)rs

bjs

Mara

Anônimo disse...

Gente, hoje li só até chegar na conta... rsrs
Também ODEIO matemática. E acho que essas estatísticas existem mesmo pra enganar os bobos que não sabem fazer conta, como eu...

Mas o bom é que mesmo sem ler tudo a gente se diverte do mesmo jeito aqui no comentários. rsrs

Vou lá no Plano-Geral conferir o texto do MR.
Um beijo!
Cláudia

Anônimo disse...

Luciana, eu teria alguma coisa para acrescentar... cê acha que vale a pena?

Mara, já vi que você está um pouquinho fora da marca que cravei. Mas é igual estatística, tá dentro da margem de erro. Quer trocar? Como pode ver pelos posts da Luciana, em BH (metade da metade da metade de Sampa) tá sobrando "civilização"...

Marcos Rocha disse...

Oi LG:

Obrigado por indicar o meu "textículo" (ôps, é com "x" e está entre aspas) de 34 anos atrás.
Isso é que é ser assumido em relação à própria velhusquice, não? Rs rs rs

Sobre estas estatísticas, concordo totalmente com a sua opinião, há muita manipulação e "ajeitamento" para melhorar a imagem dos governantes.

O ideal, sempre que possível, é trabalhar com dados produzidos pelas ongs e entidades neutras, tais como institutos independentes de estudos da violência.

Abração

MR
4/12 - 20:48

Anônimo disse...

Luciana, começo a ter uma crise de identidade...

Esse cara, o MR, acaba de lhe agradecer por uma coisa que eu fiz. Se a Amélie ler isto, não quero nem ver. Vai falar que achava que eu era você, mas agora tem certeza que você sou eu...

Marcos Rocha disse...

Oi, LG e RM:

Eu sei que foi o RM quem indicou o "textículo" aqui no Verbo, mas a LG também gostou, o espaço é dela, já comentou lá e estou agradecendo a ambos, pô.
Vocês estão querendo confundir a cabeça da minha amiga Amélie, que é uma figuraça...

Abração, fui!

MR
4/12 - 21:41

Anônimo disse...

Ai meu lado totalmente loiro agora...

RM, que marca? cravou o que??? Margem de erro??? Help!! Meus neurônios estão reclamando de tanta atividade...rs

LG, desculpe a bagunça na sua casa... Mas é impossível não responder... ou... perguntar...rs

bjs e obrigada pela paciência e por nos hospedar com tanta gentileza!!!

mara

Anônimo disse...

Pô Mara,

É que eu achei que você estava na casa dos trinta, mas vi que ainda não chegou lá, tá raspando. Ou seja, dentro da "margem de erro estatístico".

Caramba, às vezes você até parece a Amélie...

Anônimo disse...

RM,

Como assim na casa dos trinta? Isto seria um presente dos Deuses!
rs

E vc está péssimo na tal estatística... acredito que eu esteja mais pra idade da LG!!rs

Preciso perguntar pra Amélie se estou rindo demais.... Afinal acho que não gostaram muito desse comportamento lá no blog dela...

bjs e... sinto informar mas estou bem além da idade da Amélie!!

ps.> Que tal montarmos os MSB???

Anônimo disse...

MSB = Movimento dos Sem Blog!!! rsrsrs

Anônimo disse...

Eu sei, querida, li lá no PG. Tô só te chateando...

Mas como não existe ninguém mais velho que eu, prá mim você é uma legítima balzaca...

Anônimo disse...

Ia te perguntar montar em quem? Muito obrigado pela resposta antecipada... Tô dentro, mas só se for prá permanecer sem blog...

Anônimo disse...

Tá cheio de gente lendo esse besteirol, mas tô com soninho e a LG tá demorando demais:

Boa noite turma

Verbo Feminino disse...

Ô gente,

Fiquem sempre à vontade por aqui, não canso de repetir: o mais divertido são os comments... rsrs

RM, lá no PG a Leitora entregou que em 1973 estava usando o primeiro sutiã... Estou crendo que vocês dois são da mesmíssima idade...

Amélie, que parece estar sendo acusada de "não levar o blog a sério" (cês acreditam numa "acusação" dessas???) está meio sumida, talvez para evitar inevitáveis gargalhadas com tanta bobagem.

Beijos a todos,