30.11.07

ALGUÉM SE HABILITA?





Todo mundo assiste ao Jornal Nacional, então todo mundo viu a ótima matéria feita em Buenos Aires sobre a farra dos vereadores brasileiros no país vizinho. O esquema é antigo, monta-se um seminário picareta em atrativo ponto turístico, garantindo agenda livre o suficiente para compras e passeios e garantindo, claro, o certificado que vai justificar as passagens aéreas e as altas diárias, tudo pago com dinheiro público. O negócio é simplesinho, gasta-se apenas com o aluguel de uma salinha e com a impressão de certificados em alguma gráfica rápida. Depois é escolher um bom hotel em ponto turístico para estabelecer uma parceria: em troca de encher os quartos com vereadores, prefeitos, vices e assessores, fica liberado o pagamento de salas para as “palestras” e as diárias dos palestrantes, despesa zero. Preço do curso, congresso, encontro, seminário, o que for? Módicos 290 reais, baratinho! O lucro vem mesmo é da venda dos pacotes, passagens, hotel e passeios inclusos. A agência de viagens funciona onde? Na sala do próprio organizador do congresso, não é prático? Duas empresas dominam o mercado: uma com sede em São Paulo, o Ibram – não confundir com o Instituto Brasileiro da Mineração, esse é o Instituto Brasileiro de Apoio aos Municípios, e a UNV, União Nacional dos Vereadores, com sede em Belo Horizonte. Essa última já esteve envolvida em escândalo parecido, quando 6 dos 9 vereadores da paupérrima São José da Lapa gastaram os tubos em Fortaleza, alguns anos atrás. A empresa continua funcionando de vento em popa, acaba de realizar o encontro número 242 e para dezembro tem mais 8 programados, incluindo um que termina no dia 30, que é pra emendar com o Reveillon. A UNV é presidida por Clésio Múcio Drumond, o homem é também dono da CDC Turismo, que vende os pacotes. Ex-presidente da Câmara Municipal de Vespasiano, Clésio é, hoje, um palestrante incansável. Esteve em Porto Alegre semana passada e embarca agora para Manaus, Foz do Iguaçu e Belo Horizonte. Para saber como funciona, vá ao site da UNV e divirta-se! Não deixe de checar o Calendário 2007. Ah! não se esqueça de clicar na galeria de fotos! E não perca a oportunidade de checar a seção Merchandising, que mostra os artigos à venda, já comprei minha carterinha de Assessor Parlamentar, com capinha de couro legítimo.


PS: o Verbo está até pensando em montar um negocim parecido, alguém se habilita?

17 comentários:

Anônimo disse...

Tô dentro.

Fico com as palestras fantasmas, minha verdadeira especialidade...

Anônimo disse...

Me habilito a dar o devido glamou ao evento e aulas de etiqueta aos nobres edís...

Anônimo disse...

ops.. glamour..rs

Anônimo disse...

Muito obrigado pela delicadeza com os (ou as) quarentões ("tonas"), mas essa, engraçadíssima, não precisava nem de legenda...

(muitos risos, no estilo Amélie)

Sig Mundi disse...

será que algum dia a justiça chegará no mesmo nível do poder?

Vee disse...

Oi, Luciana.

O blog continua a todo vapor, isso é muito bom. Vc é daquelas que não deixam mesmo a peteca cair. Já estava com saudade da confraria.

Sobre o post? Nada mais me espanta. Aproveitando o ensejo, tem como alocar mais uma colaboradora? Hã? (risos)

Beijos a todos!

Ricardo Rayol disse...

é uma forma interessante de recuperar o imposto que pagamos com juros...

mlupedrosa disse...

Cara de pau eu tenho o sufiente, desvio de caráter a gente providencia com uma semana de estágio! Vou lá no site indicado procurar o link "Trabalhe conosco" e mandar meu CV agora!
Bjs querida,
ML

Anônimo disse...

ôpa, quanta gente no negócio!!!

Podemos bolar a UBB - União Brasileira de Blogueiros.

Os seminários virtuais, mas todo mundo vai pra praia, que tal? Em resort de luxo, claro.

Os blogueiros que postam as conferências não pagam.

Rafael

Anônimo disse...

Rafael sempre com idéias geniais!!! rs
Aprovado.. assino em baixo...rs

Marcos Rocha disse...

Oi, LG:

A criatividade dos políticos brasileiros para meter a mão nos cofres públicos é ilimitada. O que tem de picaretagem nas câmaras de vereadores e assembléias legislativas é semelhante ao que acontece no senado e na câmara federal. E raramente acontece alguma punição.
Esta da presidente da Câmara de Motozinhos e sua assessora fazendo programa (ôps não é isso que vocês pensaram) em Buenos Aires é digna do bordão do Bóris Casoy, que faz falta na mídia: É UMA VERGONHA!

Anônimo disse...

Ei, Marcos!

É isso que pensamos sim, as duas estavam na putaria lá em Buenos Aires (desculpe a palavra, gente, mas não achei melhor) rsrsrs

Leitora, adora as assíduas! Já sou seu assíduo fã!!

Rafael

SM disse...

Posso ficar com o cargo de guia dos passeios? Já estou providenciando pontos estratégicos para levar nossos parlamentares, como desfiladeiros, penhascos, encostas, regiões contaminadas pela radioatividade... rsrs. 'Xá comigo!

Verbo Feminino disse...

Bem,

Logo se vê que montar o negócio será fácil.
RM faz as palestras fantasmas, Rafael as conferências vurtuais, Leitora Assídua garante o glamour do evento (tem que ter coq na abertura e no encerramento, né, gente?) e Simone resolve toda a parada levando os políticos para esportes pra lá de radicais (mas só depois que eles pagarem os pacotes turísticos, ok?)

Brincadeiras à parte, o triste é que o Ministério Público nada pode fazer contra empresas picaretas como essa. Só pode atuar caso se comprove que houve "compra de certificado".

O mais triste é que serão todos devidamente reeleitos...

Anônimo disse...

Claro que eu me habilito. Também quero passear, viajar, às custas dos outros.
Imagina se eles assistem alguma palestra? Mesmo que essas existam, quem garante a credibilidade?
Nosso políticos não necessitam desses tipos de congressos para aprender o que eles, querem, eles já sabem roubar!
Mas e aí? Vão ou não vão acabar essas empresas???

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

Anônimo disse...

Cidadão Lapense de São José da Lapa graças a Deus no dia 21/09/2011 as 13 horas no forum de vespasiano, está marcado audiencia de jugamento dos vereadores de são josé da lapa e do dono da unv e cdc turismo; o clesio drumond. Vamos torcer para que a justiça de vespasiano faça igual a de fronteira de minas.